Paraíso das Águas: 1° lugar em qualidade e consistência dos dados fiscais e contábeis

Publicado em: 01/07/2022 11:34 | Fonte/Agência: ASSECOM

Paraíso das Águas está em 1° lugar entre os municípios de Mato Grosso do Sul e em 391º entre todos os municípios brasileiros em qualidade e consistência dos dados fiscais e contábeis do estado.

Esse resultado positivo é fruto de um trabalho sério, executado pelos responsáveis pela contabilidade do Executivo Municipal. São esses profissionais que processam e enviam as informações do município para a Secretaria do Tesouro Nacional, que recebe esses dados através do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro, enviado mensalmente através das Matrizes de Saldos Contábeis e anualmente através da Declaração de Contas Anuais, que, posteriormente realiza o ranking de desempenho dos municípios levando em consideração:

I-Gestão da Informação – Envio e Manutenção das Informações no SICONFI,

II-Informações Contábeis – Avaliação dos dados contábeis em relação à adequação do Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público,

III-Informações Fiscais – Dados Fiscais em relação ao Manual de Demonstrativos Fiscais,

IV-Informações Contábeis x Informações Fiscais – Avaliação entre os dados contábeis e fiscais.

“Estarmos mais uma vez no topo do ranking nos enche de orgulho, e garante a população parainsense a confiabilidade e transparências das informações repassadas” mencionou o prefeito municipal Anízio Andrade.

O assessor técnico do executivo municipal, Jeferson Schio, responsável pelos trabalhos de planejamento, contabilidade e finanças do município mencionou sobre a colocação de Paraíso das Águas no ranking.

“Esse é um resultado que nos orgulha muito, é fruto de um trabalho técnico realizado pelos profissionais, que todos os dias estão recebendo documentos de todas as secretarias e alimentando o sistema com efetividade, o que resulta em informações técnicas que por sua vez são enviadas aos órgãos fiscalizadores, que nesse caso é processada pela STN que elabora o ranking. Agradeço a nossa equipe, em especial as colegas Keyliane, Natália, Janaina, e demais servidores que realizam seu trabalho da melhor forma possível, para que estes sejam registrados na contabilidade. Buscamos através do nosso trabalho técnico dar o melhor de nós para que a gestão tenha as informações contábeis e fiscais para avaliar e buscar a efetiva aplicação dos recursos públicos gerando resultados a nossa sociedade, bem como dar transparência aos atos e fatos praticados pela gestão a população paraisense.” finalizou o asssessor técnico.

O ranking da qualidade da informação contábil e fiscal é uma iniciativa da Secretaria do Tesouro Nacional, que foi criada para avaliar a consistência da informação que o Tesouro recebe por meio do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro – Siconfi – e, consequentemente, disponibiliza para o acesso público.

A intenção é fomentar a melhoria da qualidade da informação contábil e fiscal que é utilizada tanto pelo Tesouro Nacional quanto pelos diversos usuários dessa informação.

O desempenho e a classificação de cada município do país podem ser acessados no painel com o Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal.