Estudantes de Paraíso das Águas participam da Feirinha do JEPP e expõem produtos feitos em sala de aula

Publicado em: 25/11/2022 17:56 | Fonte/Agência: ASSECOM

Realizado pela segunda vez no município, evento marca a conclusão da metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos, executada por meio do programa Cidade Empreendedora

Estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Paraíso das Águas tiveram a oportunidade de apresentar à comunidade os produtos que desenvolveram em sala de aula por meio da metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), aplicada pela segunda vez no município através do eixo Educação do programa Cidade Empreendedora – iniciativa executada pelo Sebrae/MS em parceria com a Prefeitura Municipal.

A “Feirinha do JEPP”, como é chamada a ação, foi realizada em três escolas municipais de Paraíso das Águas:  Bela Alvorada: Joaquim Cândido (Kou Takahashi), Pouso Alto: Avó Neguinha extensão Juscelino Ferreira Guimarães e Sede: Professora Lizete Rivelli Alpe. A iniciativa aconteceu nesta quarta-feira (23) e sexta-feira (25), com a participação de 923 estudantes.

Na feira, são expostos o resultado das ações de educação empreendedora junto aos alunos

De acordo com a gestora estadual do programa Educação Empreendedora do Sebrae/MS, Priscila Veloso, a feirinha representa o fechamento do trabalho realizado durante quatro meses com os estudantes na temática do empreendedorismo. Após participarem de uma formação, oferecida pelo Sebrae/MS, os professores abordam o assunto com os alunos em sala de aula, de acordo com a faixa etária de cada turma.

Neste ano, novos estudantes tiveram a oportunidade de participar da ação que ocorreu também no ano passado

Em 2021, a metodologia já havia sido aplicada nas escolas municipais de Paraíso das Águas e, neste ano, novos estudantes tiveram a oportunidade de participar da iniciativa. “É o segundo ano consecutivo que a Secretaria Municipal de Educação aplica a metodologia do JEPP nas escolas e com a realização da Feirinha pudemos ver de perto a evolução e a entrega das crianças, bem como o empenho dos professores em fazer todo o projeto acontecer. Além disso, a ação possibilita a confraternização entre a comunidade escolar e permite que os estudantes tenham a vivência do empreendedorismo e como ele pode ser colocado em prática”, destacou Priscila.

Para Maria Eduarda de Castro Coelho, aluna da Escola Municipal Avó Neguinha, a metodologia trouxe novas perspectivas. “O Jovens Empreendedores Primeiros Passos me ensinou que reciclar pode ser mais do que só separar alguns materiais, nós podemos utilizar esses itens para produzir mercadorias que podem nos gerar renda. Além disso, todos podemos ser grandes empreendedores, o JEPP me mostrou que precisamos pensar alto para alcançarmos grandes objetivos”, comenta a aluna.

Segundo Fernanda Evangelista, mãe de Samuel Vinicius, aluno da Escola Municipal Avó Neguinha, a iniciativa é uma forma de unir família e escola na promoção do desenvolvimento dos estudantes. “A integração trazida pelo JEPP na escola foi de suma importância para o meu filho enquanto aluno e ser humano. Através da iniciativa ele teve consciência do que é reciclar materiais e respeitar a natureza. Além disso, também percebi que o meu filho se envolveu mais com o conteúdo apresentado e aprendeu bastante sobre temperos e a valorizar o dinheiro”, revelou Fernanda.

Para professora Célia Maria Moreno, o projeto proporcionou o aprendizado dos alunos, tanto na área empreendedora quanto no quesito social. “Nós estamos trabalhando o empreendedorismo por meio de ações sociais. Nossa sala está vendendo roupas como uma forma de fazer o bem para a sociedade. O valor é de apenas 1 real, mas o ganho é um jeito de aprender mais sobre nossas finanças. Recebemos muitas doações e tem sido muito gratificante ver que eles estão aprendendo e fazendo o bem”, pontuou a professora.

Como mãe do aluno Luiz Fernando Paniago, Adelainy Pereira Paniago comentou sobre a importância do JEPP para o desenvolvimento das crianças enquanto futuros empreendedores. “Fiquei admirada quando vi a quantidade de produtos feitos pelos alunos com materiais recicláveis. Isso traz uma grande motivação para que se tornem futuros empreendedores. Enquanto mãe, o ajudei a procurar os materiais e incentivei a turma a participar das atividades”, comentou Adelainy.

Por fim, enquanto estudante e participante do projeto, Grazielly Gugaia salientou a gratidão que sentiu ao ver o resultado do trabalho da turma. “Nós trabalhamos uma ação social, então trouxemos alguém da sociedade para falar o que é uma ação desse tipo e foi muito interessante, os alunos aprenderam muito com isso. E dentro do empreendedorismo, aprenderam não só o ganho material, mas também pessoal, que eles vão levar por toda a vida”, finalizou a aluna.