Prefeito recebe equipe da Kendi Nakai que representou o município na Olímpiada Brasileira de Astronomia (MOBFOG)

Publicado em: 21/12/2022 17:07 | Fonte/Agência: Daniela Lossávero

O prefeito municipal de Paraíso das Águas, Anízio Andrade, juntamente com o secretário de educação João Donizete Corsini e o chefe de gabinete Adriano Dias Agostinho, recebeu em seu gabinete,  a visita da diretora Patrícia Bassan, das professoras Célia Souza e Valdilene Borges da Escola Estadual Kendi Nakai; do presidente da Câmara Municipal, Leonardo Corniani e dos alunos que representaram o município durante a Olimpíada Brasileira de Astronomia, MOBFOG no Rio de Janeiro.

O objetivo da visita foi de agradecimento, pois a Prefeitura Municipal através da Secretaria de Educação custeou o transporte, estadia e passagens aéreas em um convênio firmado entre o Executivo Municipal e a Escola Kendi Nakai.

Durante a competição, as duas equipes paraisenses, dos alunos do ensino médio, conseguiram a classificação na categoria prata, com o foguete alcançando 89,7 metros, e a outra equipe se classificou na categoria ouro, com o foguete atingindo 159 metros de altura. Resultados adquiridos graças ao empenho e dedicação de professores e alunos da instituição de ensino.

MOBFOG:

É uma olimpíada inteiramente experimental, que consiste em construir e lançar, obliquamente, foguetes, a partir de uma base de lançamento, o mais distante possível. Foguetes e bases de lançamentos devem ser construídos por alunos individualmente ou em equipes de até três componentes.

A Mostra Brasileira de Foguetes é um evento aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, previamente cadastradas. O cadastro é único para participar da OBA e ou MOBFOG.

Podem participar alunos do primeiro ano do ensino fundamental até os do último ano do ensino médio, por isso ela tem quatro níveis, conforme definido no regulamento da MOBFOG.

A MOBFOG ocorre totalmente dentro da própria escola, tem uma só fase e é realizada dentro de um só ano letivo. A participação dos alunos é voluntária e não há obrigatoriedade de número mínimo ou máximo de alunos ou equipes, mas o ideal é que cada equipe tenha no máximo três alunos. Ao final da MOBFOG todos os alunos recebem um certificado de participação, bem como os professores envolvidos no processo e também os diretores escolares. Além disso, temos também distribuição de medalhas para os alunos que obtiveram os maiores alcances em seus respectivos níveis.